top of page

Apoio e consultoria para a cooperativa ECOHANDS

A cooperative Ecohands teve início em 2018, no sul do Marocos, na região conhecida como Chtouka Ait Baha, por um grupo de mulheres jovens engajadas no trabalho voluntário com crianças e adolescentes. Essas jovens decidiram criar sua própria oportunidade de trabalho, uma vez que o contexto no qual vivem, não favorece a colocação dessa população em atividades laborais, ainda que seja qualificada.

Com o desenvolvimento do projeto, esta oportunidade foi compartilhada com rapazes, tornando-se uma cooperativa de jovens, proporcionando uma experiência importante de trabalho conjunto entre homens e mulheres, em nível de igualdade nas tarefas e nos resultados financeiros.

Inovação: Venda do produto finalizado ao consumidor final, aumentando exponencialmente a margem de lucro para os produtores, rompendo a cultura de venda do óleo de argan no atacado como matéria prima para grandes indústrias de cosméticos.

IMG-20190228-WA0011.jpg
IMG-20190227-WA0032.jpg
P_20180614_124759_1_1.jpg
IMG-20190113-WA0067_edited_edited.jpg
IMG-20190113-WA0066_edited.jpg
Cooperativa EcoHands: Sobre nós

O que a torna diferente?

A ECOHANDS é diferente de outras cooperativas ou empresas

Primeiramente, a cooperativa tem ajudado e pretende continuar apoiando as mulheres de todas as idades, pois mesmo indiretamente, também as mulheres maduras mães ou vizinhas das jovens têm se beneficiado com o projeto, realizando pequenas tarefas de apoio. Considerando que o Marrocos é um país onde ainda há desigualdade de gênero tanto em oportunidades de trabalho quanto nos salários, sendo que quando as mulheres conseguem trabalho, geralmente ocupam posições de menor relevância. A ECOHANDS tem permitido o exercício dessa igualdade entre os jovens, influindo de forma positiva para o equilíbrio dessas relações sociais nessa localidade. Assim, a ECOHANDS converteu-se numa preciosa oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional, mostrando ao mundo o incrível potencial dos moças e rapazes marroquinos.

Cooperativa EcoHands: Texto
IMG-20180616-WA0021_edited.jpg

Objetivos

Cooperativa EcoHands: Lista

Beneficiar o máximo possível as pessoas envolvidas, por meio deste projeto

Agir paulatinamente para a conscientização da comunidade local, a respeito da preservação do meio ambiente e da valorização das boas relações no trabalho, como base para a prosperidade.

Criar cooperação entre diversos países, por meio da difusão do Óleo de Argan.

Partindo do Marrocos, replicar este projeto em outros países da África.

ed41c612-6c2c-4425-bda8-de1b89d987b2_1D0

Chtouka Ait Baha

Região localizada no sul do Marrocos, onde encontram-se as florestas de Argan (Arganiae Spinoza) que ocupam uma área de aproximadamente 8,280 km2, designadas pela UNESCO como reserva da biosphera. Nessas florestas ocorre o fato curioso das cabras escalarem a árvore para comerem os seus frutos. A extração do Óleo de Argan deste a antiguidade segue sendo uma das principais atividades comerciais da região ao lado da agricultura e da criação de animais. Localizada próximo da cidade de Agadir, banhada pelo Atlântico e importante polo turístico do Marrocos, onde o Óleo de Argan pode ser facilmente encontrado. Entretanto, nada supera a qualidade do produto adquirido nas cidades próximas das florestas, onde as cooperativas estão sediadas.

Cooperativa EcoHands: Sobre nós
bottom of page